São João das Duas Pontes é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 2.566 habitantes (IBGE/2010) e área de 129,3 km².[2] São João das Duas Pontes pertence à Microrregião de Fernandópolis.
A região onde viria a se formar o município de São João das Duas Pontes encontrava-se, por volta de 1920, praticamente inexplorada. O marco inicial de seu povoamento foi a Estrada Boiadeira, que ligava Barretos a São José do Rio Preto, estendendo-se até o porto do Taboado, importante via de comunicação com Mato Grosso. Esse trajeto abrigava o movimento gerado pelo transporte e pelo comércio do gado, comandado, na época, pela companhia inglesa Frigorífico Anglo, em Barretos.
Era comum, que existissem, ao longo do percurso, diversos pontos de pousada para boiadeiros e boiadas, dentre eles os córregos da Linguiça e do Barreiro, situados nas terras do futuro povoado. Essa atividade acabou por promover o estabelecimento de muitas propriedades, e a necessidade de mão de obra para as lavouras dessas fazendas aumentou o fluxo de habitantes na região.
As terras onde se localizava São João das Duas Pontes, embora já estivessem ocupadas, só foram se desenvolver a partir de 1945, com a vinda da família Brandini. Nesse período, várias outras famílias se fixaram nas proximidades da estrada Boiadeira e realizaram um duplo trabalho: a derrubada das matas e o desenvolvimento da agricultura, que despontou com o cultivo diversificado, incluindo café, milho, arroz e algodão.
A decisão de se fundar um patrimônio provocou, inicialmente, uma divergência quanto à localização específica. Após uma tentativa frustrada, desistiu-se de uma área próxima a Boiadeira que, apesar de plana, possuía um terreno seco sem grandes possibilidades de se obter água. O povoado foi fundado nas terras de João Batista Alves, José Correia de Souza e Sebastião Batista Alves, tendo como marco inicial a construção de um cruzeiro, em 24 de junho de 1947.
O desenvolvimento do povoado se intensificou com a produção agrícola do café, algodão e o crescimento das atividades comerciais. Em 18 de fevereiro de 1959, tornou-se distrito do município de Estrela d’Oeste e, posteriormente, em 28 de fevereiro de 1964, São João das Duas Pontes adquiriu autonomia político-administrativa.